Tuesday, July 01, 2008

Improbabilidade quântica

Talvez a mais espantosa das improbabilidades quânticas seja a ideia, resultante do Princípio de Exclusão enunciado por Wolfgang Pauli em 1925, de que, determinados pares de particulas subatómicas, mesmo estando separadas pelas maiores distâncias, podem "saber" instantaneamente o que a outra está a fazer. Estas partículas possuem uma propriedade conhecida por spin,e, de acordo com a teoria quântica, no momento em que se determina o spin de uma partícula, a sua partícula-irmã, por mais distante que esteja, começará imediatamente a girar sobre si própria na direcção oposta, e à mesma velocidade.

Nas palavras do escritor ciêntífico Lawrence Joseph, é como se tivéssemos duas bolas de bilhar iguais, uma no Ohio e outra em Fiji, e, no momento em que puséssessemos uma a girar sobre si própria, a outra começasse imediatamente a rodar no sentido oposto, e exactamente à mesma velocidade. O mais notável é que o fenómeno foi comprovado em 1997, quando físicos da Universidade de Genebra enviaram fotões a dez quilómetros de distância em direcções opostas, e demonstraram que, quando interferiam com um, o outro reagia imediatamente da mesma forma.

Bill Bryson, Breve História de Quase Tudo

Tenho tantas teorias na minha cabeça nascidas da leitura destes dois parágrafos, que não consigo decidir qual devo escrever. Provavelmente nenhuma. Um dia (uma noite), talvez no Bairro, talvez explique.
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com