Wednesday, September 19, 2007

Nó na garganta

Querer. O primeiro passo para que tudo acontece. "O desejo faz andar o Mundo". Eu quis sair de casa. Eu quero sair de casa. Sair deste espaço que me prende a quem já deixei de ser. Acordar e ver outras coisas, outras paredes, outros móveis. Cortar o cordão umbilical do que fui e lançar-me na incerteza do que posso ser. É bom. Tem-me dado para ataques de quase histeria. Mas tenho tido nauseas, tremores, insónias por sair de casa. Sair da Casa. Aqui, vivi toda a minha vida e cada centímetro destas paredes sabe mais de mim do que eu mesma. Aqui fui de manhã para a cama dos meus pais ver desenhos animados e brincar às "casinhas". Aqui brinquei noite fora quando nasceu a minha irmã e aqui se juntou um gang durante a minha adolescência em lanches diários e eternos. Aqui soube que o meu mundo tinha acabado e aqui recebi o primeiro abraço que me fez começar de novo. Aqui chorei muitas vezes por tudo e por nada e aqui me ri até às lágrimas. Esta casa cheira a mim, a ela e a nós que vamos deixar de o ser, porque eu serei eu e vocês os outros.

8 Comments:

Blogger Paulo Dias said...

força aí..o primeiro passo é a resolução e ao que parece esse já fo dado...os outros vêm por arrasto.

beijinhos

marble

23:48  
Anonymous Anonymous said...

Jonezinha, por experiência própria: a casa dos pais nunca deixa de ser sentida como a "nossa" verdadeira e única casa. durante os primeiros tempos achei isto estranho e senti-me infantil por reconhecer naquele cheiro, naqueles móveis, o sítio mais meu nesta terra quando, caramba, tinha andado desejosa de sair de lá. achei que era imaturidade, senti-me meia desequilibrada emocional por me sentir ao mesmo tempo feliz com a independência e culposamente confortável em cada regresso à casa de sempre. mas depois percebi que os dois sentimentos não são contraditórios. esse conforto é apenas o sinal de um passado bem vivido e das portas sempre abertas do sitio onde nos tornámos gente. No teu caso em particular tenho a certeza que este sentimento ainda vai ser mais forte e que vais recarregar baterias de cada vez que lá fores, encher os pulmões daquele cheiro tão teu, aquele oxigénio especial que simplesmente sabe à tua casa e a todos os que mais amas e fazem parte da tua pele e alma, mesmo já não estando cá.
Estou muito feliz por ti, tenho a certeza que vais ser muito feliz, não só pela independência em si como por enfrentares o medo de perder as memórias mais preciosas por mudares a tua vida de forma radical e ganhares a aposta, como eu sei que vai acontecer. És muito corajosa e tenho muito orgulho de ser tua amiga.
**ucha**

09:41  
Blogger MMQ said...

mas faz parte do circuito da vida! eu estou há uma semaninha na minha casa e não me arrependo nada!!!

10:15  
Anonymous Anonymous said...

Concordo com a Inês, és muito corajosa.
Sair da nossa casa de sempre tem consequências físicas;posso referir um;
Cansaço. Vais andar psicologicamente cansada por estranhares todos os dias o "ir" e o "estar" (eu sei, substantivar verbos é muito mau, mas agora interessa nada) numa casa, a que dás o nome de casa mas que ainda não o é.

Também te vais "passar" porque não tens as coisas no sítio que estás habituada a ter;"onde é que está a porcaria da faca do pão??" ou então "eu tinha uma camisola preta que ficava aqui bem... onde raio...".
Se é que as levaste contigo, porque eu passei pela experiência de não fazer "a" mudança mas fui mudando... Erro. É uma trabalheira do caraças ainda maior. Andei em mudanças durante mais de ano - saquinho vai saquinho vem... -

Resultado disto tudo: Stress. Bastante.

Compensações: os jantares com os amigos na TUA casa. os jantares com a tua familia na TUA casa. dizerem-te que a TUA casa está muito gira.

A melhor compensação de todas: um dia (não vou mentir, como demorou algum tempo...) acordas e há qualquer coisa diferente... dormiste melhor? estás mais tanquila? o dia está mais sereno? Sentes-te em casa.

Beijinho.

11:57  
Anonymous Anonymous said...

Eu tenho muitas casas.
Reconheço móveis, candeeiros, alcatifas, azulejos, pormenores, ou os cheiros que ficam com mais força gravados na memória.
Sinto-me em casa no Porto, na Rua Álvares Cabral onde tudo começou.
Sinto-me em casa na Trafaria porque me lembro do mercado onde me ofereciam toda a espécie de "porcarias" para comer, onde ia à pastelaria comer bolos com a minha mãe, onde andei de triciclo com o Giló porque o meu avô teve o cuidado de oferecer uma casa com terraço para os meninos brincarem.
Sinto-me em casa na Areosa onde vi uma casa com muita história ser reconstruida, onde o amor é sempre eterno. Onde brinquei com as tintas e o cimento, na casa onde tudo de bom e mau me aconteceu, onde vi os meus irem-se embora quem sabe para sempre, de onde parto para outras casas mas acabo sempre por voltar porque o mar chama-me!
Na Areosa sinto-me em casa no Loroto, a raíz da família, onde chegávamos de madrugada vindos de Lisboa e ouvíamos o relógio antigo de madeira a dar as horas! O cheiro desta casa é o mesmo, pelo menos, há 20 anos!
Sinto-me em casa em Afife, onde o meu pai e os meus amores-irmãos sentem sempre a minha falta!
Sinto-me em casa na Eira onde brinquei Verão após Verão sem fazer barulho para o Avô Almeida não acordar da sesta e onde este querido bisavô me pedia beijos.
Sinto-me em casa de volta ao Porto, na Prelada das maluqueiras e nos Bragas de todas as aventuras académicas!
Sinto-me em casa de volta a Lisboa, em Miraflores, bem acolhida no ninho da família e agora sozinha na Oliveira ao Carmo.
Sinto-me em casa porque tenho muitas casas mas, acima de tudo, porque há amor para dar e receber em todas elas!
E a tua não vai ser diferente...

13:00  
Anonymous Anonymous said...

lembro-me de cada um dos cheiros das 5 casas onde já vivi. lembro-me dos cantos, da luz e dos sons de todos os sítios. e de todos os que lá estiveram comigo.
acredita, o cheiro de que falas e tens medo de perder, não está na casa. tu sabes.está em ti.

e, tens uma casa linda para encheres com os cheiros que tu quiseres.

*júnior

23:44  
Anonymous Anonymous said...

Só te posso dizer algo que já te disse algures pelo teu blog, sabe-me bem e faz-me bem ler o que escreves. Verbalizas muitos sentimentos que não expresso... Concordo 100% contigo. Mas força aí porque a casa dos pais será sempre a nossa casa... :-)
Bjs
MAS

23:48  
Anonymous Anonymous said...

Brim over I agree but I contemplate the brief should acquire more info then it has.

16:34  

Post a Comment

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com