Tuesday, December 16, 2008

Taormina


Tinha 17 anos. Era a nossa viagem de finalistas. Como se no ano anterior não tivéssemos andado pela Holanda e Bélgica e, em 96, pela Tunísia. No Pedro Nunes viajava-se, vá. A excitação. Os "grupos". Há uns episódios com a música dos Excesso (m e d o). Era para ser uma viagem de praia e apanhámos neve. Levei dois pares de meias, e a contra gosto, para uma semana (10 dias?), numa altura em que os sapatos de vela Portside se usavam sem meias em dia de sol (and again m e d o). Tinha duas sweatshirts da Tamosaga (juro que se os meus filhos tiverem uma adolescência de betos nojentos, os interno).

Levava toalhas, vestidos, keds e toda a parafrenália de utensílios de praia – com destaque, pois claro, para os cremes protectores, esses bálsamos dos deuses e sem o quais eu jamais poderia gozar as carícias do roi soleil. Agasalhos, nada. Em Palermo, apanhámos um temporal tal que o chapéu-de-chuva não durou mais de 15 minutos, acabando na berma da estrada, junto a outros tantos, um monte de hastes de metal assustadoras a separar a estrada do passeio. Lembro-me de entrar na camioneta com os pés a fazer chop chop. Comprei um pára-vento e foi o que me salvou. Assim com um ar muito navy, new england, kennedys-em-matha's vineyard-for-thaksgiving.

No Etna nevava. Sem luvas, fizemos bolas de neve (a única, ÚNICA, vez na vida em que tive pontaria... e foi tão bom). Tenho para mim que visitámos museus e edifícios e coisas com um imenso interesse. Mas a minha memória não registou nada. O único sítio – tirando o lounge do hotel, cenário dos episódios "Excesso" (m e d o) - de que me lembro, é de Taormina.

Taormina tem uma rua que sobe, sobe. Sobe até um anfiteatro romano com uma vista que vai do mediterrâneo ao Etna. Naquele dia, como em todos os outros desta viagem, o céu estava meio encoberto e o sol caía como fios de mel no mar lá em baixo. Foi o sítio mais bonito onde estive. Mais do que o pequeno campo com fardos de trigo, uma torre em ruínas e bambis aos saltos nos arredores de Paris, onde vi um eclipse de sol em Agosto de 1999.

1 Comments:

Blogger busycat said...

Grande vista realmente mas pela descrição não era preciso ir tão longe para ser tão bom... Com as pessoas certas até acampar na praia mais próxima serve:)

beijo

ps:adorei a parte do m e d o.*

01:58  

Post a Comment

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com