Tuesday, January 13, 2009

O sofá encarnado

Sou extremamente avessa a mudanças. O que é estranho. Vista de fora a minha vida parece tudo menos organizada, tudo menos rotineira. Mas não. Há uma estranha lógica por detrás do caos aparente. Há pessoas que acordam e as suas rotinas matinais são sempre iguais. Nunca acordo da mesma maneira, nunca durmo na mesma posição. E no entanto, há um je ne sais quoi que se repete. Só não sei o quê.

Falar do que mudou é complicado. As audiências estão sempre prontas a aceitar e compreender as grandes mudanças. Mas as pequenas mudanças, aquelas que verdadeiramente alteram quem somos e como vivemos, essas são difíceis de explicar e estranhas de entender. Quando a nossa vida muda mesmo, mudam muitos detalhes, muitos hábitos, há muitas partículas de pó que demoram eternidades a assentar. Algumas nunca assentam. Outras perdem-se para sempre.

Quando a minha mãe morreu, por exemplo, demorámos uma eternidade a acertar de novo a geografia dos lugares no sofá à hora da televisão. Acabámos por nos disseminar pela casa. Acho que só "assentei" de vez depois de sair de casa. Agora, o sofá encarnado é, indiscutivelmente, o meu lugar.

3 Comments:

Blogger busycat said...

Eu saí de casa e perdi definitivamente o lugar no sofá:)

beijo

00:13  
Anonymous Anonymous said...

Aos 21 e 26 anos de idade, eu e o meu irmão ainda nos sentamos exactamente nos mesmos lugares quando vamos de carro com o nosso pai para qualquer lado... Tal como quando tinhamos 5 e 10. Se eu por qualquer motivo fôr sentado no lugar dele, sinto-me mais infantil.

17:06  
Anonymous Anonymous said...

talvez por isso, para mim, agora olhar para a frente signifique um vazio.

ines

18:43  

Post a Comment

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com