Tuesday, July 28, 2009

O regresso

Lá morri de saudades, cá morro de saudades. A globalização não é compatível com o saudosismo. E fui mordida pelo "estou bem onde não estou". A viagem, a viagem foi pouco calada e aquela cidade nunca dorme, mas não sei como nem porquê pensei mais nestes dias que nos últimos meses. Ver as coisas e ver os outros, ver-me a mim com olhos de ver, é coisa que não gosto de fazer preferindo olhar para o mundo pelas lentes torpes dos meus olhos que tantas vezes se enganam embora eu não me importe se não der por nada. Mas vi e agora durmo a pensar nisso e o jetlag não ajuda à vontade de dormir à noite, quando no escuro indefesa sou vilmente atacada por esses fantasmas que vou enxotando ao longo do dia.

Sou de heróis e não lhes admito falha e sei que isso é falha minha. Depois tropeço em desilusões que são só a outra face de ilusões que eu mesma criei e me ofereci porque precisava ou porque queria, nunca sei bem. Também vou pelas conveniências, pelo que sabe bem, sem me importar muito com isso, até não conseguir mais desviar o olhar, andar como se não visse ou a coisa ser mesmo um problema. Depois a "coisa" cresce e eu tento evitá-la, mudar de passeio, assobiar para o ar e fingir que não é nada comigo. Em última análise, dar de frosques, desaparecer, que a fuga é a safa dos cobardes com pernas.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Veio-me à cabeça uma imagem de uma pessoa a passear na 2a avenida, em frente ao jardim, com uma data de fantasmas atrás, em fila indiana, acorrentados, num comboio demente que termina no pescoço dessa alma pesada.
E depois imaginei essa mesma pessoa num ringue de boxe, com a trupe invísivel toda atrás e pensei que se calhar até dá jeito ter um bando de fantasmas como backup.
Joana, desde que te conheço que nunca te vi fugir de nada nem de ninguém. Só te conheci a ir ao encontro de tudo, em busca de tudo, às vezes até de confusão. Corrige-me se estou enganada mas se só foges em última análise, é porque é essa a escolha certa. Foi para isso que se inventaram as pernas. Para ir embora quando tudo o resto falhou.
m.

04:10  
Blogger Cho said...

sim. mas as correntes que prendem são frias, m. sei bem do que fala a joana. quando o que é ligeiro é tão somente o que é mais pesado também. quando o calor, mesmo que temporário e tão pouco intenso, é tudo o que pode bastar. e a cobardia não nos calha bem, porque sabemos que no fundo somos maiores que a vida. mas dormimos nos abismos mais escuros de todos. dormimos, sem descansar.

13:09  
Blogger mmjiaxin said...

ugg boots outlet,ugg outlet
true religion outlet uk
lacoste pas cher
burberry outlet
ray-ban sunglasses
true religion jeans
michael kors handbags
christian louboutin,louboutin,louboutin outlet,louboutin outlet italia,scarpe louboutin
true religion outlet
cheap oakley sunglasses
louis vuitton outlet
ralph lauren outlet
louis vuitton handbags outlet
mulberry outlet store
cheap football shirts
cheap nfl jersey
cheap ugg boots
oakley sunglasses wholesale
fred perry polo shirts
mlb jerseys
mm0109

02:35  
Blogger Unknown said...

atlanta falcons jersey
oklahoma city thunder jerseys
ugg boots
broncos jerseys
lions jerseys
polo ralph lauren
washington redskins jerseys
cheap nike shoes
rolex replica
los angeles lakers jerseys
20170417

09:06  

Post a Comment

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com